domingo, 25 de fevereiro de 2007

A difícil, prazeirosa e dupla tarefa de montar e manter uma banda

Montar uma banda é algo complicado. Primeiramente, você tem que arrumar pessoas que gostem do mesmo tipo de som que você gosta mas, em geral, isso não costuma ser um grande problema. O passo seguinte é averiguar se todos sabem tocar o instrumento que desejam tocar; se não souberem, começa a primeira dificuldade considerável, que é dar um jeito de aprender. Feito isso, outro possível problema é nem todos possuírem o instrumento respectivo, mas geralmente tem um amigo pra emprestar, mesmo que ele seja chato e empreste de cara feia (afinal, não é com a cara dele que pretende-se tocar); o problema é realmente grave se o baterista não possuir a bateria, que é um instrumento de transporte deveras complicado. Se esse for o caso, provavelmente a banda haverá de ensaiar em um local de ensaio de outra banda (também de amigos) ou em estúdios para ensaio; mas o local de ensaio por excelência é a casa do baterista, pois geralmente é lá que se encontra a bateria, mas qualquer outra casa com bateria serve. Bom, com instrumento e sabendo tocar, vem uma notícia brochante: faltam as caixas de som; e é algo muito caro de se adquirir, devo dizer (eu recentemente comprei duas, uma para duas guitarras ou voz + guitarra e uma para baixo, e torrei 60 reais e uns quebrados [foram-se todos os meus oros]), mas dá-se um jeito. Nesse meio tempo é uma boa oportunidade de serem feitas letras para a banda, algo muito importante e que deve ser feito com relativa calma. Os primeiros ensaios servirão para a banda ir se acostumando a tocar junta, principalmente para aqueles que nunca tocaram em banda antes; aconselho que tentem, logo no primeiro ensaio, "musicar" algumas letras, ao menos uma. Depois de suficiente tempo de ensaio, está na hora de correr atrás de locais para tocar e ir divulgando a banda. Para a divulgação, valham-se de Orkut, Blogs, Fotologs e etc. Até aqui, tudo mais ou menos.
Os problemas reais surgem no desenrolar das coisas. A nível de sonoridade, possivelmente todos entram na banda pensando em fazer o mesmo tipo de som, com algumas influências em comum. Mas isso pode mudar com o tempo, e aí as coisas complicam, pois mudanças nem sempre acontecem na mesma direção. A proposta da banda também pode se tornar motivo de discórdia; a banda pode ter se formado para ser cover de uma outra (coisa muito feia, aliás) e essa outra ter feito algo que desagradou a um ou mais membros da banda. Ou ser uma banda que só toca em locais pequenos e alguém deixar de ir em um show já marcado por considerar o local grande demais. Um dos participantes da banda, ainda que amigo dos demais, sempre deixa os outros na mão ou não faz bem o que deveria fazer (é difícil falar para um amigo: "Você é vacilão/ruim"). O horário de ensaio pode ser modificado sempre por comprimissos flutuantes de um membro, ou os ensaios tornarem-se impossíveis porque alguém começou a trabalhar. A banda levanta a bandeira do "Drogas não", mas depois descobrem que o guitarrista bebe. Enfim, muitas coisas desse tipo podem acontecer. Os ensaios são um problema à parte: musicas são tocadas em um ensaio de um jeito e no outro de outro jeito (porque ninguém ouve o baterista dizer sempre "anota aí o que você fez"), depois de já ter ensaiado uma música muitas vezes alguém diz que não gostou dela, vizinhos reclamando do barulho, pessoas que não cuidam do seu instrumento, pessoas que não chegam na hora e muitas outras coisas.
Mas, se você superar isso tudo e gostar do que está fazendo, garanto que vai ser muito bom manter uma banda. Mesmo que os ensaios sejam na sua casa, as pessoas sempre cheguem atrasadas, arrebentem cordas e não as substituam, demorem a começar o ensaio, você gaste 600 reais com equipamento, seu nome fique sujo por causa do site da banda que está em seu nome e ninguém paga no dia, venham ensaiar sem a mínima vontade, deixem tudo bagunçado e não ajudem a arrumar, mesmo com tudo isso, quando você estiver tocando em uma salinha de uma "meia-água" que só tem espaço para a banda e no quintal não mais do que 15 pessoas, você vai se sentir muito bem. Caso contrário, minhas experiências não descrevem necessáriamente as experiências dos outros!

Um comentário:

Unknown disse...

"Dificuldade considerável" é aprender a tocar bateria sem ter muita coordenação motora...