terça-feira, 27 de março de 2007

A rede de spams

A soma de marketing + internet não foi uma coisa totalmente produtiva, como qualquer um poderia pensar há sete ou oito anos atrás. A estratégia de propaganda dirigida às massas, inventada pelo Nazismo (sim, isso é fato histórico), associada com a rede mundial de computadores, gerou um filho que, para muitos, é uma dor de cabeça: o spam. Entende-se por spams toda e qualquer mensagem que seja enviada por um remetente para muitas pessoas que ele desconheçe, apenas sabendo o endereço eletrônico. Isso caiu como luva para as empresas, que podem divulgar o seu produto para muitas pessoas com um custo quase zero. E nós, internautas, é quem pagamos o pato. Eu mesmo recebo, em média, sete spams de propaganda por dia, entre os quais sempre tenho de dois a três anunciado o "Real Viagra" por preços ditos "imbatíveis"; creio que isso é fruto da época proto-histórica da internet no Brasil. Sim, eu sou um dos que usavam aqueles CDs da AOL de 30 dias grátis por 20 dias, para depois usar outro, e, no meio de toda a minha inocência iniciática na internet, devo ter respondido a algum desses infelizes emails, o que confirmou a minha existência física, e fez com que meu email fosse passado para várias empresas como potêncial vítima dos spams. Mas como eu não quero mudar meu email (primeiro para não ter que ficar dando o email novo para os outros, e segundo porque já fiz emails novos e, mesmo nesses, recebí spam), tenho que aturar a enchurrada maldita de mensagens...
Outro tipo de spam são as famosas corretinhas e piadinhas; a menininha com câncer no olho, o pai de família obeso que não pode nem caminhar, o passarinho cantor em flash e toneldas virtuais de apresentações do Power Point, quase que exclusivamente com aquelas mensagens idiotas de "tenha um bom dia" ou alguma lição de moral, sempre carregadas de fotos de pôr-do-sol, flores e animais "fofinhos". Esses, eu diria, são a maior praga entre os spam: os com anexos. Já chegou ao cúmulo de eu receber um mensagem que tinha como anexo uma mensagem, que tinha como anexo uma mensagem, que tinha como anexo uma mensagem, que tinha como anexo uma mensagem; ou seja, cinco mensagens para mostrar uma! Isso só congestiona desnecessariamente a internet.
Hoje em dia todas as soluções para evitar esse tipo de coisa estão na cara e são gratuitas, então a coisa só continua por pura preguiça das pessoas em procurar métodos alternativos, sendo mais fácil clicar em "encaminhar" e depois em "toda a lista". Recebeu um vídeo muito engraçado e deseja compartilhar com todos os seus amigos? Posta o vídeo no youtube e passa o link por email! Te mandaram uma apresentação muito linda do Power Point e você não pode privar as pessoas da emoção que você sentiu ao vê-la? Use um HD virtual (recomendo o www.turboupload.com), armazene o seu arquivo e mande o link por email para todos os seus amigos; caso o arquivo seja pessoal e você não queira que todo mundo baixe, alguns servidores oferecem a opção de senha e de não entrar na lista geral, ou seja, só baixa quem tiver o link.
O que me motivou a escrever isso foi uma tendência que está surgindo e eu espero que não se propague: o spam anti-spam. Seu funcionamento é básico: você recebe um spam de alguém falando mal de spams ou de alguém que diz que não faz spams de jeito nenhum, caso você receba algum dele, não foi ele. Isso está acontecendo muito porque rola esse boato de que pessoas "roubam" perfis de outras no Orkut para ficar mandando scraps e depoimentos mal-educados para os amigos dessas pessoas; então alguém, para se previnir de mal-entendido, manda um spam para seus conhecidos todos dizendo que ele nunca vai fazer isso, aquilo ou aquilo-outro, entre esses itens, mandar spam. Só queria ressaltar uma coisa: depois de alguma observação e constatações, eu percebí que existe um vírus que infecta o computador e fica instalado nele; quando alguém acessa o Orkut de um computador infectado por esse vírus, ele manda automaticamente scraps e/ou depoimentos para os contatos da pessoa que abriu o Orkut, ou seja, não "roubam" perfil nenhum, apenas usam esse perfil para essas babaquices.
Então, espero que as pessoas pensem um pouco e que possamos lutar por uma internet com menos spams, menos "travadas" e mais velocidade; talvez você que usa internet a cabo, rádio ou qualquer outra coisa, não perceba e/ou pense nisso, mas para aqueles que, como eu, usam discada e veêm o texto que estão digitando no blog dando lag, sabem o quanto isso é importante. Para mim, a internet é um excelente espaço para trocar informações, mas ela por sí só, diferentemente do que muitos podem pensar, não produz nada sozinha: ela ainda precisa do ser humano para ter algum valor. Então, por mais comovente que seja a mensagem da criançinha que nasceu sem pele, não passe o email adiante; procure mais informações sobre a criança e, pessoalmente, tente ajudar. Se o email for verdadeiro e você lhe der crédito, passando-o à frente ou depositando dinheiro, muito bem, você ajudou; se for falso, você só ajudou a continuação do charlatanismo e da prática do spam. Se receber spams de lojas e/ou sites sérios, você pode mandar alguma reclamação, pois eles sempre retiram você da lista deles; o único problema é que eles podem (e já lí que fazem) mandar teu email para um monte de outros "spamzeiros" que não precisam zelar por um nome. Nesses casos de lojas e/sites sérios, é bloquear o remetente; só os não-sérios é que mudam o email de enviar spam periodicamente.

Nenhum comentário: