domingo, 8 de julho de 2007

Como montar o Cubo (Mágico) de Rubik

Um dia desses, estava eu em uma lojinha dessas que vendem um monte de coisas baratas, e resolví comprar um Cubo Mágico; esse brinquedo sempre me intrigou, mas nunca tive a oportunidade de ter um. Fiquei quebrando a cabeça tentando descobrir formas de montar uma cor, até que conseguí: mas foi grande a frustração de perceber que, ao tentar montar outra cor, era praticamente impossível não desmontar a que já havia montado. Procurei, então, na internet por ajuda, e eis que achei. Existem muitos métodos de se montar o Cubo de Rubik (Rubik é o carinha que, acidentalmente, inventou o brinquedo), e eu vou tentar explicar aqui um dos mais fáceis, o método das cruzes.

Primeiro, vamos às convenções.
Um Cubo tem 6 faces; cada face tem 9 cubinhos. Existem três tipos de cubinhos: os centrais (só possuem uma cor), os laterais (possuem duas cores) e os de canto (possuem 3 cores). Para saber que cor fica em que face, basta olhar o cubinho central da face, pois ele nunca muda de lugar; portanto, a cor amarela fica onde está o cubinho central amarelo, a azul fica onde está o cubinho central azul, etc. Pegando o Cubo com as mãos, tendo uma face para virada para você, temos as faces nomeadas da seguinte forma: Frontal (a que está na sua frente), Posterior (a que está atrás do Cubo), Direita (a que está a sua direita), Esquerda (a que está a sua esquerda), Topo (a parte de cima do Cubo) e Base (a parte de baixo do Cubo). Cada uma dessas faces pode fazer dois movimentos: a Frontal e a Posterior podem ser giradas no sentido horário e/ou anti-horário; a Direita e a Esquerda podem ser giradas para cima ou para baixo; o Topo e a Base podem ser girados para esquerda ou direita. Então, para facilitar, ao listar movimentos vou usar notações baseado nas iniciais das faces e dos movimentos. Por exemplo: D-B (face DIREITA para BAIXO), T-E (o TOPO para ESQUERDA), F-A (a face FRONTAL no sentido ANTI-HORÁRIO), etc.
Bom, vamos montar o Cubo.

1 - Você tem que montar uma cruz em qualquer uma das faces do Cubo. Aqui não tenho como ajudar muito; com um pouco de treino, você estará fazendo isso facilmente. Se possível, procure deixar os cubinhos laterais nas posições corretas, pois embora isso não seja essêncial, vai te ajudar muito. Colocá-los na posição correta significa que eles devem estar com suas duas cores nas faces respectivas. Vamos dizer, por exemplo, que você está montando a face Azul, que tem como face oposta a Verde (essas cores são apenas exemplo), e faces adjacentes a Branca, Laranja, Vermelha e Amarela. Você deve montar a cruz azul, deixando os cubinhos nas cores certas, ou seja, o cubinho Azul e Branco nas faces Azul e Branca, o cubinho azul e vermelho nas faces Azul e Vermelha, etc.

2- Agora vamos montar a camada do meio. O cubo tem três camadas: Superior, Mediana e Inferior. Camada é cada parte do Cubo, na vertical; imagine que você separou seu Cubo em três partes, com dois cortes horizontais.
Dessa parte em diante, eu vou listar movimentos, mas será preciso que você entenda bem quando deve executar o movimento. O primeiro passo é colocar a cruz que você montou no passo 1 como Base do Cubo. Daí, todos os movimentos do Passo 2 (este mesmo), serão executados tendo em mente o cubinho FD (Frontal Direito), ou seja, o cubinho da camada mediana, do lado direito do cubinho central.
2.1 - Cubinho no local certo, mas as cores estão erradas. Isso significa que o cubinho está onde deveria estar, mas as cores dele deveriam estar ao contrário. Por exemplo, esse cubinho é o azul e laranja, e ele está "encostado" nessas duas cores, porém o azul está na face Laranja, e a cor laranja está na face Azul. Se ese for o caso, faça o movimento abaixo (lembrando sempre que a cruz está na Base)
D-C, T-E, D-B, T-D, F-A, T-E, F-H
2.2 - Cubinho na camada do meio, mas no local errado. Isso significa que o cubinho está no local errado, mas na camada do meio. Assim sendo, vamos fazer ele subir para a camada Superior, para depois executar um dos movimentos 2.3 (2.3.1 ou 2.3.2). Se ese for o caso, faça o movimento abaixo, com o cubinho que você deseja "subir" na posição FD (lembrando sempre que a cruz está na Base)
D-C, T-E, D-B
2.3 - Aqui eu vou apresentar dois movimentos para colocar um cubinho lateral da camada superior no seu local correto em FD. A primeira coisa a fazer, é girar o Topo do Cubo até que o cubinho fique na face Frontal, de forma que esse cubinho deva estar em FD, ou seja, na face Frontal e na face Direita. Estando ele aí, compare a cor frontal dele com a cor do cubinho central da face Frontal; a cor pode coincidir ou não. Assim sendo, execute um dos movimentos abaixo
2.3.1 - Cores coincidem
T-D, F-A, T-E, F-H
2.3.2 - Cores não coincidem
D-C, T-D, D-B
2.4 - Repita esse movimentos, sempre girando o Cubo para a esquerda e fazendo o próximo cubinho FD ficar no local correto com as cores corretas, até a camada Mediana ficar toda completa.

3 - Agora, vamos montar um cruz na face oposta à face que já contém uma cruz. Isso fará com que todas as faces possuam um cruz.
3.1 - Gire o Cubo para que a cruz formada no passo 1 fique na face Posterior
3.2 - Procure um cubinho lateral que já esteja no lugar certo com as cores organizadas. Se tiver ao menos um cubinho lateral correto e com as cores organizadsa, vá para 3.5, se não, vá para 3.3
3.3 - Gire a face Frontal até algum cubinho lateral ficar no lugar certo e com as cores organizadas. Se conseguir, vá para 3.5, se não, vá para 3.4
3.4 - Se você ainda não tem nenhum cubinho correto, existem 3 movimentos para colocar, ao menos, um cubinho no local dele; são 3 situações, em todas os cubinhos afetados serão FT (Frontal Topo [é o cubinho de duas cores que está em cima do cubinho central da face Frontal]) e FD (Frontal Direita [é o cubinho de duas cores que está à direita do cubinho central da face Frontal])
3.4.1 - O cubinho está no local correto, com as cores erradas. Esse movimento faz com que as cores de FT e FD troquem de posição, ou seja, a que estava na frente passará a ocupar o topo (FT) ou a direita (FD). O movimento é
D-C, T-D, D-B, T-E, F-A, T-E, F-H, T-D
3.4.2 - O cubinho está no local errado, com as cores certas. Esse movimento faz com que FT e FD mudem de posição, sem alterar a posição das cores.
T-D, F-A, T-D, F-H, T-D, F-A, T-D, F-H, T-D
3.4.3 - O cubinho está no local errado, com as cores erradas. Esse movimento faz com que a cor do topo de FT seja trocada com a cor da frente de FD, e que a cor da frente de FT seja trocada com a cor da direita de FD
D-C, T-E, D-B, T-E, D-C, T-E, D-B, T-E, T-E
3.5 - Coloque o cubinho lateral bem posicionado em FB (Frontal Baixo [o cubinho embaixo do cubinho central da face Frontal]). Veja qual a posição correta do cubinho que está em FD; poderão ocorrer 3 situações
3.5.1 - O cubinho em FD deveria estar em FE (Frontal Esquerda [o cubinho do lado esquerdo do cubinho central da face Frontal]). Faça o movimento 3.4.2 ou 3.4.3 (avalie qual o melhor) para colocar esse cubinho de FD para FT
3.5.1.1 - Gire o Cubo 90º no sentido horário, o que vai fazer com que esse cubinho de FT vá para FD
3.5.1.2 - Veja as cores desse cubinho que está em FD e faça um dos três movimentos 3.4, aquele que for o adequando. Assim, você terá dois cubinhos laterais bem posicionados, um em FE e outro em FT
3.5.1.3 - Gire o Cubo 90º no sentido anti-horário, fazendo o cubinho de FE ir para FB e o de FT ir para FE; ou seja, existem dois cubinhos laterais organizados, um em FB e outro em FE. Passe para 3.6
3.5.2 - O cubinho lateral em FD deveria estar em FT. Nessa situação, ainda podemos ter dois desdobramentos
3.5.2.1 - O cubinho na posição FT deveria estar em FE. Nesse caso, gire o Cubo 90º para a direita, fazendo o cubinho de FT ir para FD, e o de FB para FE
3.5.2.1.1 - Execute um dos movimentos 3.4 para deixar o cubinho de FD bem posicionado em FT
3.5.2.1.2 - Gire o Cubo 90º no sentido anti-horário, colocando o cubinho de FT em FE. Passe para 3.6
3.5.3 - O cubinho lateral em FT deveria estar em FD.
3.5.3.1 - Execute um dos três movimentos 3.4, deixando o cubinho que está em FT bem posicionado em FD
3.5.3.2 - Gire o Cubo 90º no sentido horário, levando o cubinho de FD para FB. Passe para 3.6
3.5.4 - O cubinho correto está em FD, mas as cores estão erradas
3.5.4.1 - Faça o movimento 3.4.1
3.5.4.2 - Gire o Cubo 90º no sentido horário, levando o cubinho de FD para FB. Passe para 3.6
3.5.5 - O cubinho está bem posicionado em FD
3.5.5.1 - Gire o Cubo 90º no sentido horário, levando o cubinho de FD para FB. Passe para 3.6
3.6 - Nesse momento, existem dois cubinhos bem posicionados, um em FB e outro em FE
3.6.1 - Execute um dos três movimentos 3.4 para corrigir os cubinhos que estão em FD e FT. Fazendo isso, você terá uma cruz em cada face do Cubo.

4 - Agora, vamos colocar os cubinhod de canto nos seus locais corretos, mesmo que as cores fiquem erradas. Um cubinho de canto está no seu local correto quando as suas três cores forem as mesmas das três faces nas quais ele está "encostado"
4.1 - Ache um cubinho de canto no local correto. Se você achou, vá para 4.5, se não, vá para 4.2
4.2 - Localize o local correto do cubinho TFD (Topo Frontal Direito [é o cubinho que está "encostado" nas faces Topo, Frontal e Direita]). Podem acontecer três situações
4.2.1 - O cubinho está próximo do seu local correto. Um canto é próximo se a "distância" entre um cubinho de canto e seu local correto for de apenas um cubinho lateral. Se esse for o caso, execute um movimento 4.7 para colocá-lo no lugar
4.2.1.1 - Se o cubinho de canto estiver em TFD e seu local correto for FDB (Frente Direita Base), gire o Cubo 90º no sentido anti-horário, levando o cubinho para TFE (Topo Frontal Esquerda) e o local correto para TFD. Depois, faça o movimento 4.7.1
4.3 - O cubinho de canto está distante do seu local correto; ele estará distante se seu local correto estiver separado por um cubinho central, na diagonal. Se esse for o caso, gire o cubo de forma que o cubinho fique em TFE e seu local correto em TPD, aplicando em seguida o movimento 4.7.1
4.3.1 - Você pode fazer o inverso, colocando o cubinho em TPD e o local correto em TFE, aplicando em seguida o movimento 4.7.2
4.4 - O cubinho de canto está muito distante do seu local correto. Se esse for o caso, execute a seqüência de movimentos abaixo, com o cubinho em TFD
4.4.1 - Faça o movimento 4.7.1, levando o cubinho de TFD para TFE
4.4.2 - Gire o Cubo 90º para direita, voltando o cubinho de TFE para TFD
4.4.3 - Gire o Cubo 90º para cima, colocando o cubinho em TPD
4.4.4 - Faça o movimento 4.7.2
4.5 - Já possuindo um cubinho de canto na posição correta, escolha uma de suas cores para ser a cor matriz
4.6 - Localize o cubinho central da mesma cor que a cor matriz
4.6.1 - Leve esse cubinho central para a face Topo, girando o Cubo. Fazendo isso, um cubinho da face Topo já estará no local correto
4.6.2 - Vá arrumando os cubinho de canto com os movimentos 4.7, girando o Cubo sempre que necessário, e tomando muito cuidado para não tirar os cubinhos já arrumados do lugar
4.7 - Esses são dois movimentos que trocam de lugar os cubinhos TFE (Topo Frontal Esquerdo), TFD (Topo Frontal Direito) e TPD (Topo Posterior Direito), deixando o cubinho TPE (Topo Posterior Esquerdo) no lugar. É importante notar que ele só mexem com os cubinhos do Topo, então a atenção deve ser dado ao Topo
4.7.1 - Esse movimento ira trocar os cubinhos no sentido horário, ou seja, TPD passará para TFD, TFD passará para TFE, TFE passará para TPD
D-B, T-E, E-B, T-D, D-C, T-E, E-C, T-D
4.7.2 - Esse movimento irá trocar os cubinhos no sentido anti-horário, ou seja, TPD passará para TFE, TFE passará para TFD, TFD passará para TPD
T-E, E-B, T-D, D-B, T-E, E-C, T-D, D-C
4.8 - Depois de colocar os quatro cubinhos de canto da cor matriz no local certo (as cores não precisam estar nas faces corretas), escolha como cor matriz a cor da face oposta à que você escolheu como cor matriz, e volte para 4.6.1 até finalizar essa parte

5 - Agora só falta organizar as cores dos cubinhos de canto
5.1 - Os movimentos abaixo afetam apenas os cubinhos TFE e TFD de uma única vez, sem mudá-los de posição, fazendo-os "girar em seus próprios eixos" e trocar as cores de face
5.1.1 - Esse movimento faz com que o cubinho TFE gire no sentido horário e o TFD gire no sentido anti-horário
E-B, B-D, B-D, E-C, F-A, B-D, B-D, F-H, T-E, F-A, B-D, B-D, F-H, E-B, B-D, B-D, E-C, T-D
5.1.2 - Esse movimento faz com que o cubinho TFE gire no sentido anti-horário e o TFD gire no sentido horário
F-A, B-D, B-D, F-H, E-B, B-D, B-D, E-C, T-E, E-B, B-D, B-D, E-C, F-A, B-D, B-D, F-H, T-D
5.2 - Há casps em que restam dois cubinhos de canto desorganizados e não é possível colocá-los em TFE e TFD ao mesmo tempo; se esse for o caso, faça o seguinte
5.2.1 - Gire o cubo deixando um em TFE e o outro em TPD
5.2.2 - Execute um movimento 5.1 para organizar o cubinho que está em TFE; isso desorganizará o cubinho em TFD
5.2.3 - Gire o Cubo 90º para a direita, deixando os dois cubinhos desorganizados restantes em TFE e TFD
5.2.4 - Execute um movimento 5.1 para colocá-los no lugar

Bom pessoal, está aí. Tentei fazer da maneira mais simples possível, mas sem imagens fica complicado, e com imagens ia ficar muito pesado. Quem não conseguir com esse método, pode procurar outros, a internet está cheia.
Conseguindo ou não conseguindo, tentando ou não tentando, gostando ou não gostando, por favor, comentem!

9 comentários:

Julio de Castro disse...

Receita de bolo para desvendar a maior traquitana intuitiva da odisséia humana na Terra? Que coisa feia...
Deus castiga quem usa a internet para pegar atalhos na trilha para a sabedoria universal. como eu sei disso? tá lá no blog d'Ele, o "oitavodia.blogspot.com"

Abraços júlicos

Alice Ayanami disse...

Feio é desperdiçar o conhecimento já produzido pelos outros! Que usemos o conhecimento já produzido e que produzamos novos conhecimentos!

Anônimo disse...

Veja se aprendi direito...

http://www.youtube.com/watch?v=l0dAKIBaw7k

Anônimo disse...

Tem um site que mostra todos os passos detalhados para a solução do Cubo Mágico:
http://cubomagico.sytes.net (sem www) ou também:
http://www.cubomagico.k6.com.br

Lá você encontra apostilas, downloads, dicas, vendas e muito mais para qualquer um montar o Cubo em poucos minutos (~ 5 min).

Silvia disse...

E não entendi nada! O que são as letras?? Logo que comprei o cubo, trouxe dos EEUU quando fui fazer intercâmbio em 80/81! Não existia aqui no Brasil! Pois uma vizinha,depois de uns dias, pegou e fez!! E me ensinou! Eu aprendi, mas já me esqueci. Lembro que montava primeiro uma face.Depois montava os4 cantinhos da face inversa. Depois, ia repetindo um movimento específico (esse que eu me esqueci) sem parar, até montar. E dava certo! Mas eu não me lembro mais!

antonioo disse...

nunes

Gabriel disse...

Consegui, depois de uns três dias fazendo o que seu blog mandava. o blogueiro está de parabéns, por mostrar aqui um jeito fácil de montar o cubo mágico.
Eu já tinha ele faz tempo, mas nunca consegui montar. Eu tenho amigos que conseguem, não sei como, mas agora vou imprimir e ficar expert!

Anônimo disse...

tem que melhorar as esplicativa

Anônimo disse...

e deixalas claras para todos